sábado, 8 de abril de 2017

Aprendizados, estratégias e carteira do mês


Oi pessoal!

Peço desculpas àqueles que acompanham o blog pela falta de postagens. na verdade nos últimos meses fiquei com um pouco de preguiça e também estava com um pouco de falta de ideias para postar.

Tenho pensado um pouco sobre os processos de aprendizado da nossa vida e li em algum lugar que podemos aprender de basicamente duas maneiras: fazendo ou então aprendendo com as experiências de outros.

Aprender com outros é muito produtivo, porque ganhamos tempo, já que nosso tempo é escasso e na corrida pela independência temos que procurar ganhar tempo.

Por isso, devemos praticar o investimento e procurar aprender o máximo possível com as experiências das outras pessoas.

Há a tese de que para que alguém possa fazer algo com maestria, devemos praticar por pelo menos 10.000 horas. Seja para ser um bom cozinheiro, um bom músico e mesmo um bom investidor temos que praticar, praticar e praticar, além de tentar aprender com outros.

Por isso, amigos, vamos estudar, ler bastante e tentar aprender algo de útil, porque o tempo passa e se não aproveitarmos direito não vamos ter chance. Para quem nasceu pobre como eu, se bobearmos e perdermos tempo com besteiras, não conseguiremos sair da corrida dos ratos.

Acredito que é mais seguro caminhar pelos caminhos seguros dos grandes mestres, até que nós mesmo possamos nos sentir fortes para poder nós mesmos tentar ensinar os outros.

Neste ano nós estamos com um bom rendimento, de cerca de 6,2%, até o final de março.

Estamos caminhando para um terço em renda fixa, um terço em ações e um terço em fundos imobiliários. Bem, quer dizer quase isso, porque vamos deixar uns dez por cento num fundo que acompanha o S&P 500 americano.

A nossa carteira de ações como sempre utiliza os critérios de Bazin e de Graham, segundo os critérios abaixo:

As novidades são Comgás e Transmissão Paulista. Saiu a Cemig (que não vendemos, mas não compramos mais) e a Eternit. Temos também Banco do Brasil, Cesp, Telefônica, Banco Pine e Amazônia.

Destaque para Banco do Brasil, com 63% de alta, com dividendos e Cemig com 35%.

No mais, seguimos com a estratégia de sempre.

Esse ano acredito que chegaremos no primeiro dos nossos objetivos financeiros, quando chegar, vamos fazer uma pequena comemoração.

Grande abraço a todos!

7 comentários:

  1. ABC vi que vc aposta em elétricas. Estou avaliando a AES TIETE, o que acha dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Obrigado por seguir o blog. A AES Tietê faz parte das ações que ainda estamos comprando. Ela obedece os critérios de Bazin e é uma boa pagadora de dividendos. Recentemente o Luiz Barsi recomendou a compra das ações.

      Excluir
  2. Com certeza teremos que comemorar!
    Abraços meu irmão!

    ResponderExcluir
  3. ABC, bom dia!

    Gostaria de saber por que o Itaú não se encaixa nos critérios.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Obrigado por acompanhar o blog. No caso de Itaú (ITUB3 e ITUB4) estes não se encaixam porque primeiro não pagam consistentemente mais de 6% de proventos reais nos últimos 3 anos e depois porque segundo Graham estes não estão com índice de liquidez corrente adequado, o qual eu adaptei de Graham como sendo no mínimo 1,0 e no caso de Itaú este índice hoje em dia está em 0,6. Abraços!

      Excluir
  4. Investidor Santo André20 de abril de 2017 às 04:15

    Olá Investido do ABC,

    Também sou da região do ABC, e você é uma inspiração, muito bom acompanhar o seu blog. Por cima, quanto você tem de patrimônio? Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Obrigado por acompanhar o blog. Se você acompanha sempre o blog, vai entender se eu disser que estou atingindo o meu primeiro objetivo financeiro em junho deste ano.

      Excluir